Voltemos de novo a tratar mais plenamente o aspecto principal da negação de
nós mesmos, o qual, segundo dissemos, diz respeito a Deus. E de fato muitas coisas
já foram ditas a respeito, o que seria supérfluo repetir. Será bastante considerar até
onde nos promove serenidade de espirito e constância. De princípio, pois, em se
buscando seja a comodidade, seja a tranqüilidade da presente vida, a Escritura nos
convoca a isto: que, abdicando a nós e a todas as nossas coisas em sujeição ao
arbítrio do Senhor, a ele tragamos, para serem domados e subjugados, os afetos de
nosso coração. A cobiçar riquezas e honras, a ambicionar poder, a acumular tesouros,
a ajuntar todas essas sandices que parecem conduzir-nos à magnificência e à
pompa, furiosa nos é a concupiscência, infinito o desejo. Por outra lado, da pobreza,
da falta de notoriedade, da condição humilde, assombroso é o pavor, assombrosa a
ojeriza de que somos espicaçados por todos os modos ante a visão de tê-las que
remover! Daqui é possível ver os que são de espírito inquieto, que tentam artifícios,
como se esforçam e se afadigam tentando dirigir a vida por seu próprio conselho,
seja para alcançarem aquilo que, movido pela ambição ou pela avareza, busca o
afeto, ou, por outro lado, para que fujam à pobreza e à humildade de condição.
Logo, aos homens piedosos, para que não se enredilhem em tais laços, esta nota
deve ser-lhes mantida. Antes de tudo, não provém de outra fonte que desejem, ou
esperem, ou cogitem modo de prosperar senão pela bênção do Senhor, e por isso
nela se lançam e reclinam segura e confiadamente. Ora, por muito que a carne pareça
plenamente bastar a si própria, enquanto às honras e posses contende ou pela
própria diligência, ou pelo próprio esforço se empenha a alcançar, ou é ajudada
pelo favor dos homens, no entanto é certo que tudo isso nada é, nem haveremos de
conseguir alguma coisa, seja por nosso talento, seja por nosso labor, a não ser até
onde a um e outro desses dois o Senhor os fará prosperar. Mas, em contrapartida,
somente sua bênção acha caminho, mesmo por entre todos os empecilhos, para que
tudo nos conduza a um desfecho feliz e ditoso; além disso, que possamos na mais
ampla escala, à parte dela, granjear para nós algo de glória e opulência, como vemos
diariamente como os grandes ímpios acumulam para si tanto honras quanto posses, quando, no entanto, na realidade não saboreiam sequer a mínima partícula de felicidade
aqueles sobre quem a maldição de Deus impede, sem conseguirmos nada sem
ela senão o que nos redunde ao mal. De fato, de modo algum se deve almejar o que
faz os homens ainda mais miseráveis.
João Calvino
Escola Bíblica Conhecedores da verdade - O objetivo deste blog e levar você a conhecer a verdade que liberta de todo o Engano. Nesses últimos tempos, muito se tem ouvido falar do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, porém de maneira distorcida e muitas vezes pervertida, com heresias disfarçada etc. “ ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32